top of page
Filmes para entender a situação geopolítica atual.
Zona de Risco (Gongdong gyeongbi guyeok JSA - 2000)
Os Capacetes Brancos ( The White Helmets - 2016)
A Grande Aposta (The Big Short - 2015)
A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty - 2013)
Donald Trump na presidência dos Estados Unidos, Brexit, Guerra na Síria, ameaça nuclear da Coréia do Norte. Veja como o cinema pode nos ajudar a entender um pouco melhor os assuntos que assombram os noticiários.
A onda de protecionismo e conservadorismo que se espalha pelos continentes, como o Brexit no Reino Unido, a eleição de Donald Trump nos EUA e outras reverberações na América Latina, África e Ásia, podem ter sua origem diretamente traçada à crise dos subprime que estourou em 2008, responsável por reduções substanciais nos ganhos de boa parte das camadas sociais norte americanas, enquanto empregos tradicionais se mudavam para países emergentes ou em desenvolvimento. O filme A Grande Aposta se passa nos “bastidores” de Wall Street nos anos que antecederam a crise, contando a história daqueles que previram a chegada da catástrofe financeira e resolveram tirar proveito dela.
O Longa conta com elenco de peso, Brad Pitt, Christian Bale, Ryan Gosling e Steve Carell. Foi indicado a categoria de melhor filme no Oscar 2015.
Duração: (2h 11min)
Direção: Adam McKay
Gêneros Drama, Comédia , Biografia
Nacionalidade: EUA
Um dos reflexos mais tristes dessa guinada protecionista reflete-se na escalada de aumento da xenofobia e na recusa em aceitação do diferente. Tal realidade foi de certa maneira prevista pelo filme de Alfonso Cuarón no drama distópico (ou nem tanto) Filhos da Esperança, onde uma sociedade a beira da morte convive diariamente com terrorismo e segregações, dois monstros que se retroalimentam.
Filhos da Esperança (Children of Men - 2006)
Duração: (1h 50min)
Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: Clive Owen, Clare-Hope Ashitey, Julianne Moore
Nacionalidades: Reino Unido
Uma das grandes prioridades nas agendas políticas dos países é a segurança frente a atentados terroristas. Esse frenesi tomou conta de todos os estados após o 11 de setembro de 2001 e acentua-se a cada novo atentado em distintas partes do mundo. Alguns dos reflexos e traumas do atentando as torres gêmeas podem ser compreendidos de maneira bem minimalista e pessoal, através dos olhos de um garoto de 9 anos que perdeu o pai no World Trade Center no filme Tão Forte e Tão Perto, de 2011. Uma história comovente e delicada que nos permite vislumbrar a dor e perda sentida por todo aqueles afetados diretamente por tais crimes.
Do outro lado do espectro, e também centrado em crianças, o filme o Caçador de Pipas mostra que devastação causada por organizações terroristas e fundamentalistas não afeta só o ocidente, mas também, e talvez até mais, os próprios habitantes dos países de origem dos extremistas. Como é o caso dos protagonistas deste filme que tiveram suas vidas marcadas pelo extremismo do Talibã.
Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close- 2011)
O Caçador de Pipas ( The Kite Runner - 2003)
Duração: 2h 08min
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Tom Hanks, Thomas Horn, Sandra Bullock, Viola Davis
Nacionalidade: EUA
Duração: 2h 02min
Direção: Marc Forster
Elenco: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Ahmad Khan Mahmidzada
Nacionalidade: EUA
A hora mais escura mostra o encerramento deste arco iniciado no grande atentado 2001 relatando as missões comandadas pelo governo americano que levaram a captura de Osama bin Laden e consequência desbaratamento da Al Qaeda, de cujo um dos braços sugeria o Daesh, o autoproclamado "Estado Islâmico".
Duração: 2h 29mim
Direção: Kathryn Bigelow
Elenco: Jessica Chastain, Jason Clarke, Joel Edgerton
Nacionalidade: EUA
A região onde essa terrível organização, “Estado Islâmico”, mais causa devastação é a Síria, um país massacrado por uma guerra civil desde 2011. Esses conflitos, hoje, têm inúmeros motivos. Facções e interesses em jogo (alguns destes remontam as intervenções européias nos anos da Primeira Guerra Mundial, como mostra um pouco o clássico Lawrence da Arábia). Contudo, uma boa obra (mesmo que um tanto quanto enviesada) para se um pouco do visceral dia a dia desta guerra é o documentário do Netflix e o último vencedor do Oscar de melhor documentário em curta-metragem, Os Capacetes Brancos.
Duração: 40 mim
Direção: Orlando von Einsiedel
Elenco: Khalid Farah, Mohammed Farah, Abu Omar.
Nacionalidade: Reino Unido
O estranho regime norte-coreano e sua constante ameaça nuclear assombram o imaginário mundial e pode ser melhor compreendido através do filme Zona de Risco. A obra de Chan-wook Park (um diretor que você deveria conhecer) nos apresenta uma história de ação e suspense desvendando uma conspiração política entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, além de interesses obscuros de governantes corruptos em uma zona desmilitarizada que separa as duas Coreias antagonistas. O filme revela alguns dos motivos que levaram ao fechamento da Coreia do Norte e o surgimento da constante ameaça nuclear.
De qualidade um tanto inferior e potencialmente mais engraçado temos A Entrevista, da dupla dinâmica James Franco e Seth Rogen. Nesta sátira, dois jornalistas americanos são incumbidos pela CIA de assassinar o ditador norte coreano Kim Jong-um.
Duração: 2h 09min
Direção: Park Chan-Wook
Elenco: Song Kang-ho, Yeong-ae Lee, Byung-Hun Lee
Nacionalidade: Coréia Do Sul
A Entrevista (The Interview - 2000)
Duração: 1h 52min
Direção: Seth Rogen, Evan Goldberg
Elenco: James Franco, Seth Rogen, Lizzy Caplan
Nacionalidade: EUA
Viajante por instinto, apaixonado por história e há anos perdido no mundo do cinema. Vagando de Blockbusters a Nouvelle Vague, passando por filmes B dos anos 80 e pelos anos dourados de Hollywood, tudo isso sem a menor pretensão de se encontrar.
Tiago DeFerreira

bottom of page