top of page

  Filmes com a temática de Game of Thrones

  Para a tristeza de uma legião de fãs, terminou no último domingo a 7ª temporada de Game of Thrones e a continuação da série só se dará em 2018 ou 2019! Enquanto não sabemos o destino final de Westeros e seus clãs em guerra elaboramos uma lista de filmes com temáticas muito semelhantes àquelas dessa aclamada produção da HBO. Assim podemos aguentar a espera pelo desfecho da epopeia do Trono de Ferro.  

   Alguns destes filmes contam histórias que serviram de inspiração para George R. R. Martin criar o encantador mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo do qual David Benioff e D. B. Weiss basearam boa parte do roteiro da série. Ficaram de fora de nossa lista filme que você muito provavelmente já assistiu como a trilogia do Senhor dos Anéis, Crônicas de Nárnia ou o Hobbit.

    O enredo e o universo da série foi largamente baseada na História da Inglaterra. Até os nomes das casas nobres fazem referência as antigas famílias britânicas como é o caso dos clãs rivais Lancaster e York de onde veio a inspiração para os Lannister e os Stark. Outra referência a história inglesa está na personagem Margaery Tyrell inspirada na rainha Ana Bolena, que foi executada a mando de seu próprio marido o rei Henrique VIII.  Natalie Portman interpreta Ana Bolena no filme "A Outra" de 2008 cujo elenco também conta com Scarlett Johansson, Eric Bana e Benedict Cumberbatch.

  É interessante notar que a atriz inglesa Natalie Dormer que deu vida a Margaery Tyrell em Game of Thrones, também já interpretou Ana Bolena na série The Tudors, baseada na história de Henrique VIII. 

A Outra ( The Other Boleyn Girl) - Reino Unido, 2008

    Baseado na peça homônima de Wiliam Shakespeare, o filme acompanha eventos da Guerra das Rosas, conflito civil que dividiu a Inglaterra ao opor as casas de Lancaster, a rosa vermelha, e York, a rosa branca, numa luta pelo trono.  
   A família rebelde de York luta contra o rei pelo direito ao trono de seu primogênito, Eduardo. Cujo irmão mais novo, o ambicioso Ricardo, Duque de Gloucester, vai à frente do exército de York. Ricardo viria a se tornar o rei da Inglaterra, com o nome de Ricardo III, após supostamente ter criado uma rede de intrigas e ter cometido ou encomendado alguns assassinatos, inclusive o de  familiares. 

   A produção retrata a ascensão da dinastia ítalo-espanhola dos Bórgia ao alto clero da Igreja Católica e seus esforços para manter-se no poder. Tudo isso através da figura do ambicioso patriarca da família, Rodrigo Borgia, entronizado como Papa Alexandre VI, e seus filhos Césare, Juan e Lucrécia. Césare e Juan nutrem uma forte rivalidade, com ressentimento por parte do primeiro e sentimento de inferioridade por parte do segundo. Entre Césare e Lucrécia há uma forte intimidade que acaba levando os irmãos a uma relação incestuosa (the Lannisters send their regards).

Los Borgia - Itália e Espanha, 2006

Ricardo III (Richard III )- Reino Unido, 1955

Morte Negra (Black Death)- Reino Unido, 2010

    Os atores de Game of Thrones Sean Bean (Ned Stark) e Carice Van Houten (Melisandre) apareceram nesse thriller de horror medieval dirigido por Chris Smith. O filme acompanha um grupo de cavaleiros medievais ingleses enviados a uma aldeia que ao contrário de todo o país não está sendo assolada pela peste negra e onde há rumores de que vítimas da epidemia estão sendo ressuscitadas, contrariando pressupostas leis divinas.
  O personagem de Bean leva sua tropa sanguinária para a aldeia amaldiçoada onde uma sacerdotisa interpretado por Van Houten tem grande influência. O elenco não é a única coisa que o longa tem em comum com Game of Thrones. Além disso há também o fanatismo religioso dos personagens de ambos os lados do conflito, assim como a intensa violência gráfica. 

   E o que não poderia faltar em uma lista de filmes relacionada a Game of Thrones? Dragões, claro!  O Dragão e o Feiticeiro de Matthew Robbins têm o mesmo DNA de GoT. Ambos contam com vertentes religiosas conflitantes, no caso do filme colocando pagãos e cristãos novos contra uma força que eles não podem compreender completamente. O filme também conta com um dos dragões mais incríveis da história do cinema, rivalizando em tudo com  os “filhos” de Dany, Viserion, Rhaegal e Drogon. 
   O longa narra a  história de um aprendiz de feiticeiro (Peter MacNicol) que encontra uma aldeia refém de uma barganha incômoda com um dragão. Os moradores da vila devem entregar uma virgem a cada ano a criatura cuspidora de fogo em troca de o resto da população não ser queimada viva. Assim como em Game of Thrones aqui vemos governantes envolvidos com poderes mágicos além de sua compreensão ( Stannis Baratheon que o diga!)

O Dragão e o Feiticeiro (Dragonslayer)- EUA, 1981

    Viajante por instinto, apaixonado por história e há anos perdido no mundo do cinema. Vagando de Blockbusters a Nouvelle Vague, passando por filmes B dos anos 80 e pelos anos dourados de Hollywood, tudo isso sem a menor pretensão de se encontrar. 

Tiago DeFerreira 

bottom of page