OS MAIORES SERIAL-KILLERS DO CINEMA
Fizemos uma lista dos assassinos mais emblemáticos do cinema e que marcaram época. Relembre alguns deles neste Halloween!
John Doe | Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995).
Um dos melhores papéis de Kevin Spacey em Hollywood. Ele interpreta um personagem sádico e frio. Seus crimes são baseados nos sete pecados capitais, como por exemplo, obrigar um obeso a comer até a morte. John Doe aparece em menos da metade do filme, e mesmo assim fica marcado na cabeça de quem o assiste.
Michael Myers | Halloween.
O assassino da franquia Halloween é famoso mundialmente. O primeiro dos filmes foi lançado em 1978, depois foram feitos mais quatro filmes, além dos recentes remakes dirigidos por Rob Zombie. Michael Myers foi internado em um sanatório por ter assassinado sua família quando criança. Já adulto, ele escapa no Dia das bruxas e começa a assassinar as pessoas da cidade de Haddonfield, Illinois. Com seus 2 metros de altura, sua máscara assustadora e com uma das músicas-tema mais assustadoras do cinema, não é surpresa ele ter ficado para a história como um dos maiores vilões dos filmes de horror.
Jigsaw | Jogos Mortais (Saw).
O serial-killer com uma das motivações mais originais dos filmes de terror. Um engenheiro civil que descobre que está com um câncer em estágio terminal e resolve fazer com que suas vítimas deem valor à vida. Com uma imaginação incrível, ele faz com que as pessoas lutem pela sobrevivência em testes específicos para aquilo que ele julga como falha de caráter.
Leatherface | O Massacre da Serra Elétrica.
Mais um ícone dos filmes de terror dos anos 70 e 80. Desta vez, o vilão é um psicopata portado de uma serra elétrica e que cobre o rosto deformado com a face de suas vítimas anteriores. O Massacre da Serra Elétrica é uma das franquia de maior sucesso do cinema, e o próximo filme está previsto para ainda este ano, com o título de seu protagonista.
Freddy Krueger | A Hora do Pesadelo.
Um dos vilões mais assustadores da história. O assassino de jovens na Elm Street tirou o sono tanto dos personagens quanto dos espectadores da franquia A Hora do Pesadelo. O único da lista com poderes paranormais, ele matava suas vítimas em seus “sonhos”.
Anton Chigurh | Onde os Fracos não têm vez (2007).
Um dos personagens mais frios de toda a história. No ganhador do Oscar de melhor filme de 2007, Javier Bardem interpreta um Serial-Killer que mata suas vítimas dependendo do resultado de um cara-coroa. Sua indiferença e crueldade é de dar calafrios em quem assiste. Outra marca registrada é a arma com que executa seus crimes, um cilindro de oxigênio.
Ghostface | Pânico.
Este marcou a geração dos anos 90, década famosa por filmes do tipo slasher. O maior mérito da franquia Pânico era justamente o mistério de saber qual era a identidade e a motivação do assassino dos filmes. A caracterização de Ghostface marcou época e já é figurinha batida uma fantasia sua em qualquer festa à fantasia.
Patrick Bateman | Psicopata Americano (2000).
O sempre excelente Christian Bale interpretou um dos maiores psicopatas do cinema. Patrick Bateman, um jovem milionário que trabalha em Wall Street, esconde sua verdadeira personalidade, um assassino sem limites que não distingue suas vítimas. Ele mata colegas de trabalho, prostitutas, moradores de rua...tudo isso motivado por seu estilo de vida fútil e sua mente doentia.
Hannibal Lecter | O Silêncio dos Inocentes (1991).
Em o Silêncio dos Inocentes, Anthony Hopkins aparece em cena durante apenas 16 minutos. Isso foi o suficiente para dá-lo o Oscar de Melhor Ator em uma das maiores atuações da história. O filme também levou a estatueta na categoria principal, sendo o primeiro e único filme de terror a conseguir tal feito. Hannibal Lecter é o canibal mais famoso da sétima arte, e um dos personagens mais instigantes.
Norman Bates | Psicose (1960).
O serial-killer mais famoso do cinema, talvez o maior de todos. O gênio do suspense Alfred Hitchcock mudou o rumo do cinema com o aclamado Psicose, obra que serviu de inspiração para infinitos filmes posteriores. O final surpreendente revela a personalidade doentia de um dos vilões mais marcantes até hoje, Norman Bates.
Estudante de Geologia que tem o cinema como paixão e hobby desde pequeno. Entre todas as incertezas da vida, a sétima arte é um porto seguro e um meio de escapismo e reflexão. Tem um lugar especial no coração para filmes de terror e drama, mas gosta de todos os gêneros de filme, desde que cumpram o que propõem e não sejam dirigidos pelo Michael Bay.
Matheus Fontana
